quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Isto é uma América

Foi há quase duas semanas. O homem lá de casa queria à força experimentar as novas lavandarias self-service que explodiram um pouco por toda a cidade. Vai daí, no domingo à tarde, admitindo miseravelmente a nossa falta de coisas mais interessantes para fazer, carregámos o carro com sacos atafulhados de roupa e fomos à representante mais próxima, a Cotton Club.

Confesso que já não ia muito satisfeita com a constatação de que a minha vida agora era lavar e secar roupa nos fins-de-semana, mas quando lá chegámos e vi o tempo que íamos perder e o dinheiro que íamos gastar, fiz a cara mais amuada que consegui e pus rapidamente as nossas coisas no que me parecia ser a fila enquanto rosnava entre-dentes "nunca mais cá volto".

Uma sandes, um sumo de laranja e um café depois, a situação não me parecia tão má. Afinal aquilo até foi rápido (os programas de lavagem duram 30 minutos) e acabámos por não esperar tanto como previa. Ocupámos duas máquinas - uma para roupa branca e outra para roupa colorida - mas reparei que há malta que se está literalmente nas tintas para isso. Mas quem é que não separa a roupa? Estas pessoas nunca viram Friends? Há um episódio em que a personagem da Jennifer Aniston sai da lavandaria com um guarda-roupa cheio de peças cor-de-rosa. Cor-de-rosa! 

Pagar a lavagem com moedinhas, escolher o programa... é tudo muito engraçado, mas honestamente é para quem não tem máquina de lavar em casa. Se tiverem a mesma necessidade que eu de separar aquilo tudo, vai sair-vos mais caro. Só fiquei verdadeiramente fã da secagem. Por 1,50€ a cada 10 minutos, a roupa sai quente e fofa como um pãozinho. Excepto a que não sai, ou a que nunca deveria ter entrado. Se prezam as vossas indumentárias, seleccionem criteriosamente as peças que se adequam a essa aventura escaldante.