quarta-feira, 21 de maio de 2014

Há Mercado na Ribeira

Rendi-me à moda dos mercados. Confesso que andava com inveja das romarias dos meus amigos até Campo de Ourique, e por isso assim que a TimeOut anunciou a abertura do novíssimo projecto de reabilitação do Mercado da Ribeira, decidi vingar-me e ir conhecê-lo quanto antes. Fiquei fã, hei-de voltar, mas talvez quando deixar de ser novidade.

Sobre o espaço não vale a pena escrever muito. Já tantos outros o fizeram que se quiserem mesmo saber de onde vêm os candeeiros, vão pesquisar. (e depois contem-me, que havia lá uns giros de morrer)

Resumindo: está tudo muito bem organizadinho, há umas bancas ao género "take away" da Conserveira Nacional, Nós é Mais Bolos, Santini e afins, uma zona dedicada a Chefes como o Henrique Sá Pessoa e outros que sinceramente não me recordo, e nomes que a nossa barriga aprecia e que marcam presença na restauração. Uma salva de palmas para o Café de São Bento, o Honorato, a Pizza a Pezzi, o Sea Me e o Prego da Peixaria, que muito merecem ali estar.

Este último foi, aliás, a minha escolha para a refeição da noite. Já que também ainda não o tinha visitado no Príncipe Real, juntei o útil ao agradável e deliciei-me com um Yuppie de carne do lombo, maionese de manjericão, queijo cheddar e pancetta em bolo do caco da Madeira. Também dei uma trinca no Punk de cogumelo Portobello, rúcula e tomate em bolo do caco da Tandoori. São ambos deliciosos, do género comer e chorar por mais. As chips de batata doce também prometiam... Mas infelizmente não cumpriram. Como me fizeram ver mais tarde, nisto dos hambúrgueres quando há muita clientela, a batata é que paga.

E eis que chegamos ao único ponto negativo desta experiência simpática e que me faz pensar que só regresso quando se esgotar a novidade. Era terça-feira à noite. Terça-feira, não Sábado. Chovia que Deus a dava, e mesmo assim havia gente aos molhos. Demorámos um bom bocado a encontrar mesa para cinco, esperámos em filas, e uma senhora da limpeza agradeceu-me 30 vezes quando já no fim da refeição lhe confirmei que íamos levantar-nos pois estava há que tempos a tentar sentar dois ingleses que lhe tinham pedido ajuda.

Quando a senhora de limpeza se transforma em hostess, sabes que tens um problema. É mandar vir mais meia dúzia de mesas e cadeiras e fica a casa arrumada.

MERCADO DA RIBEIRA
Avenida 24 de Julho
Dom-qua, 10h-24h
Qui-sáb, 10h-02h